A Parede Corta Fogo é uma estrutura fabricada para desacelerar a propagação de fumaça, chamas e calor durante um incêndio.
O benefício no uso desse tipo de parede é que ela possibilita que as pessoas no local tenham mais tempo para saírem com segurança e também ajuda a diminuir os danos ao ambiente. A Parede Corta Fogo é fundamental não só em residências, mas em centros comerciais, edifícios públicos e qualquer lugar onde haja o risco de um incêndio.
Como funciona a parede corta fogo?
A Parede Corta Fogo é fabricada com materiais e estruturas aptas a suportar o fogo durante maior tempo, impedindo sua propagação. Por exemplo: se um prédio construído ao lado de outros possuir uma porta desse tipo classificada em três horas, significa que esse é o tempo que demora para ela permitir a disseminação do fogo.
Essa classificação pode variar conforme o local, a razão do incêndio e a carga ocupante da estrutura.
Em conformidade com IT-09, é muito importante que todos os itens utilizados em sua construção passem por uma avaliação rigorosa para garantir a segurança do processo. Isso significa que as portas, janelas e vidros que também serão instalados na parede precisam ser resistentes ao fogo para maior proteção.
Quando se trata de uma parede corta fogo firestop, esses artigos precisam ser fabricados com materiais especiais, para acompanhar a resistência ao fogo que a porta suporta. Além disso, tubos, canos, cabos e fios que estarão no interior da parede devem passar pelos mesmos tratamentos e avaliações. Outro fator importante é que o sistema de calafetagem será especial e funcionará vedando todas as lacunas, fendas e aberturas em torno das penetrações.
A Parede Corta Fogo pode ser construída em diversos tipos de locais, como fábricas, condomínios, centros comerciais, lojas. O projeto de arquitetura deve levar em conta que esse modelo de porta deve ser colocado em locais estratégicos para proteger as pessoas que estão no ambiente e não deixar que o incêndio se propague para outros lugares da vizinhança.